top of page

Ciência

Areteah consiste num jogo fonético com o termo grego Arete cunhado por Aristóteles que faz a referência a ter uma vida virtuosa com excelência a partir do alcance na melhor versão de nós mesmos. 

 

 Tal noção se relaciona de forma muito próxima com a noção de Eudaimonia, ou senso de auto realização onde o ser humano alcança a sua melhor versão em termos de felicidade, moralidade e significado, se valendo de Arete para alcançar tal estado.

Suportamos esta visão da sabedoria aciana a partir dos seguintes fundamentos científicos que norteiam no 

  • Psicologia positiva  aplicada às organizações . 


Baseamos nossa metodologia no modelo  PERMA da teoria do bem-estar  criada pelo pai disciplina,  Dr. Martin Seligman (Martin E.P. Seligman | Positive Psychology Center (upenn.edu)).  Este modelo auxilia indivíduos a encontrar autorrealização e bem-estar a partir do desenvolvimento integral do individuo mediante os seguintes aspectos: 

  • P(Positive Emotion) - Emoções Positivas 

  • E (Engagement) - Engajamento

  • R (Relationships) - Relacionamentos 

  • M (Meaning) - Sentido de Vida

  • A (Accomplishments) - Realizações 

Hoje se adiciona um elemento adicional ao modelo representado pela letra H de Health ou Saúde e Bem-Estar. 

Além do modelo PERMA(H) nos beneficiamos de pesquisas no campo da psicologia organizacional nos seguintes tópicos: 

Modelo de Demandas e Recursos nas organizações: Teoria que explica as os fundamentos do engajamento nas organizações a partir do trabalho do pesquisador holandês Arnold B. Bakker;  Arnold também tem grandes contribuições sobre o conceito de Job Crafting como ferramenta de  redesenho do trabalho. 

Estudos sobre Burnout: Além de contribuições importantes ao tópico anterior temos outro pesquisador holandês chamado Wilmar Schaufeli com grandes contribuições ao estudo do Burnout nas organizações, e o papel do engajamento efetivo como forma de prevenção da síndrome. 

Empresas HERO e conceito de Liderança Autêntica: Baseado nossos estudos no modelo de empresas saudáveis, positivas e resilientes a partir do trabalho da pesquisadora espanhola Marisa Salanova; Esta também possui grandes contribuições a pesquisas sobre o papel de uma liderança autêntica e positiva no aumento do engajamento nas organizações.

  • Ciência dos Hábitos. 

 

Nossa maior influência neste tópico vem dos estudos realizados pelo Laboratório de Design de Mudança de Comportamento da Universidade de Stanford nos Estados Unidos (Welcome | Behavior Design Lab (stanford.edu)), liderado pelo Dr.  BJ Fogg (Hello! | bjfogg) uma das maiores referências globais na ciência do hábito; e Michelle Segar (Michelle Segar | Sustainable Behavior Change), complementa este tópico com suas pesquisas sobre a ciência por trás de mudanças de comportamento sustentável.  

  • Autoconhecimento e clareza de propósito.

Neste tópico temos influências da Antroposofia e sua biografia dos septênios, de Bert Hellinger com as constelações sistêmicas e familiares, Byron Katie e as crenças limitantes, Willian Bridges e a transição, Deepak Chopra e o estudo das leis da vida, Sri Prem Baba e o Propósito,  e Richard Barret e a teoria da liderança integral baseada em valores. 

 

Também cooperamos com o VIA Institute (VIA Institute on Character | The Science of Character Strengths | VIA Institute (viacharacter.org)) e suas pesquisas sobre a  aplicação de questionário para ajudar nossos clientes a identificar suas principais virtudes e forças de caráter  como parte de nossas práticas. 

 

  • Definição de Objetivos e Ferramentas de Planejamento.

 

Nossa maior influência nesse tópico se deve a pesquisadora  Gabriele Oettingen Ph.D (Gabriele Oettingen (nyu.edu)) e sua pesquisa sobre a ciência da motivação e o framework WOOP para criação efetiva de planos para nossas realizações (Home — WOOP my life).

bottom of page